sexta-feira, 19 de junho de 2015

Proposta 3 - Memória Descritiva

A terceira e final proposta de trabalho de Design e Comunicação Visual consistiu na elaboração de uma infografia. Esta proposta foi feita em colaboração com a CIIMAR – criar uma infografia que se enquadrasse no projeto Ocean Action (sensibilização ambiental e exploração científica "Poluição do Oceano: Problema Global, Ação Local").
A partir de uma apresentação feita por um colaborador do projeto, e de vários artigos e exemplos fornecidos pelo CIIMAR, decidimos fazer uma infografia com o tema “O que posso fazer para evitar poluição marinha?”. É fundamental proteger os oceanos, cada vez mais ameaçados pelas nossas atitudes de poluição e desperdício. Afinal, aquilo que fazemos influencia o ambiente agora, e irá influenciá-lo durante muitos anos.
Partimos de um elemento gráfico lateral – ondas em gradiente de tons de azul, com um contorno forte, branco. Dado que este elemento é tão forte e chama tanto a atenção, decidimos fazer todos os ícones no mesmo estilo (contorno forte, quase como feito à mão). Utilizamos vários ícones como referência, e até algumas fotografias tiradas por nós.
O fundo em tom de azul inicialmente era em gradiente, mas achamos ser mais adequado um tom sólido para não tirar a atenção das ondas laterais. Os ícones são de cores vivas e chamativas – cada elemento é um desenho, feito por nós.
Adicionámos uma “box”, ao fundo, com o tema “Quanto tempo demora o lixo a desaparecer?”, como uma pequena curiosidade para os leitores da infografia. Encontramos a informação num dos documentos enviados pelo CIIMAR. Dividimos os dois temas por um traço semelhante ao das ondas, já que uma caixa de cor não se enquadrava no aspeto do resto da composição visual.
Para Alberto Cairo, “What makes an excellent infographic? Good data properly and rigorously processed and organized, structure (narrative or otherwise), copy, and finally, visual style”. Seguimos essa lógica na elaboração do nosso trabalho: reunir a informação de forma organizada e visualmente eficaz. Uma infografia deve informar de forma mais atrativa do que ler uma simples notícia. É uma forma muito eficaz de passar informação numérica, por exemplo, que de outra maneira seria mais confusa.


Information graphics give us new ways to understand and think about information. They include a huge category of visuals that are capable of communicating in diverse ways through charts, maps, diagrams, data visualizations and technical, instructional and scientific explanations. It seems that infographics become more valuable as our need to understand a complex world increases. (http://understandinggraphics.com/)

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